Avançar para o conteúdo

Minha experiência no Startup Weekend Petrópolis

No final de semana de 16 a 18 de agosto de 2019 aconteceu o primeiro Startup Weekend em Petrópolis e a startup do meu grupo, a pod, ficou em 1º lugar na competição.

Nesse texto conto um pouco sobre a experiência do evento, falo um pouco do que rolou nos três dias e se vale participar.

O Startup Weekend é uma iniciativa pela Techstars e organizado em Petrópolis pelo @movimentoempreendedororg.

Confesso que cheguei no evento sem ideia do que iria acontecer, não quis pesquisar para viver o evento sem preconceitos, se você também gosta dessa experiência pule para o próximo texto.

Como uma ideia virou um primeiro lugar?

Sexta 17/08

Na sexta chegamos na faculdade por volta de 18:00 e o evento começou com algumas dinâmicas bem interessantes para liberar a criatividade. No final do dia foram apresentadas as ideas que seriam trabalhadas no final de semana e as equipes foram formadas.

Minha equipe era formada por 9 pessoas, de diversas áreas e idades, o que acabou sendo nosso grande diferencial.

Sábado 18/08

O sábado começa com a definição do problema e sua validação: montar pesquisas, rodar questionários e entrevistas direto com o público alvo.

Nosso problema era: Pessoas que querem fazer podcast mas não fazem por dificuldades. 

Elaboramos as perguntas como, você conhece podcast? Já teve vontade de ter um? Qual foi sua maior dificuldade?

Depois de elaborar os questionários e testar com os mentores, metade da equipe foi para o centro da cidade, e outra metade ficou responsável pelas respostas online e entrevistas com produtores de podcast.

Retornamos as 13h com um problema validado e com as principais dores de quem quer criar um podcast: criar o conteúdo, editar o áudio, publicar e a falta de tempo.

Problema elaborado e validado. Agora era a parte da solução.

Minha equipe foi rápida e em menos de 1 horas já tínhamos uma boa noção de qual seria nossa solução. Essa rápida definição foi muito importante para que a equipe do design pudesse começar a trabalhar.

Domingo 19/08

O domingo começou com tudo andando bem, design a todo vapor, programação já em desenvolvimento e a parte de negócios sendo elaborada.

Até 12:00 toda a parte de negocio já havia sido feita e o design do front end já estava pronto. Faltava montar a apresentação do pitch.

Enquanto a equipe de programações estava trabalhando, montamos uma apresentação temporária e partimos para o pré-pitch, onde seriamos julgados pelos mentores e receberíamos um feeedback para a apresentação final.

De 14:00 as 16:00 foi o momento de fechar os slides finais, equipe de design finalizando o layout, programadores já testando a versão beta e o restante da equipe focada em decidir o que vai para a apresentação final.

Slides entregues, agora era se preparar para a apresentação.

Foram 4 minutos de apresentação, tudo tinha que estar alinhado certinho.

Fomos logo a primeira equipe a apresentar, tudo saiu 90% como planejado e conseguimos usar os 4 minutos de perguntas dos jurados para passar mais informações junto das respostas, embasando ainda mais nossa ideia.

Na hora da premiação as pernas estavam inquietas, o coração acelerado até que a noticia é dada: ficamos em primeiro lugar!

Mas afinal, vale participar?

Sim, muito!

Sou uma pessoa totalmente contra o que é propagado pelo mercado, muita falação, palavras bonitas e pouquíssimo conteúdo.

O Startup Weekend foi totalmente o contrário, os mentores estavam lá só para dar uns toques e o trabalho fica todo nas mãos das equipes. São 56 horas de trabalho intenso!

No final você sai com muito mais que uma startup, sai com uma forma diferente de ver o mundo!

Tem vontade de fazer podcast de forma simples? A pod esta ai para te ajudar! Saiba mais

E se quiser conversar mais sobre manda uma mensagem no email contato@anthonycoelho.com.br ou através da área contato do site.

Abraços e até a próxima

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *