A mais recente pesquisa da empresa EY revela o quão as empresas estão despreparadas para a transformação digital e a indústria 4.0.
Como falei no texto sobre o futuro do trabalho e sobre a vantagem dos jovens acredito que os jovens sejam a solução para as empresas se adaptarem ao mundo novo através de novas contratações.
Evidente que existem funcionários capacitados dentro das empresas, mas como os jovens tem acesso à celulares e internet desde cedo, possuem uma relação mais pessoal com as tecnologias básicas para essa nova indústria. Comprovando isso, a pesquisa revelou que apenas 46% dos lideres julgam possuir pessoas com estas capacidades em suas empresas.
Além disso, dos diretores pesquisados 50% não conheciam internet das coisas, 51% não conheciam realidade aumentada, e 70% não conheciam blockchain. Todas essas tecnologias surgiram nos últimos 10 anos, e a industria ainda está aprendendo a usá-las em seus modelos de negócios.
O mercado de trabalho está mudando rapidamente, novas forma de trabalhar e de atuação estão surgindo constantemente. Defendo que as pessoas não precisam ser especialistas em todas as áreas, mas devem sim estar antenada as novidades e dispostas a aprender, uma vez que 64% dos entrevistados vão contratar novos talentos dentro de um contexto de inovação e revolução digital.
Se por um lado estamos vendo os impactos negativos de vícios em rede sociais e FOMO (fear of missing out) na vida dos jovens, por outro estas tecnologias se mostram essenciais para seu futuro profissional. O equilibrio continua sendo essencial.
Anthony Coelho Sadkowski
25/04/2019