Lucro, fluxo de caixa, capital de giro, margem de contribuição… Esses termos aparecem em qualquer busca sobre consultoria em finanças no google, mas será que são úteis para todas as empresas?
Certa vez escutei que as finanças empresariais são o sangue da empresa, responsáveis por levar vitalidade (dinheiro) para que as áreas funcionem.
Diversas ferramentas foram desenvolvidas no últimos 10 anos, são fórmulas, planilhas, modelos que prometem ser milagrosos, mas acabam por complicar ainda mais o dia a dia da empresa…
Aí que entra a figura do consultor em finanças! Ele conhece diversas técnicas, métodos, modelos e teorias e deve ser capaz de escolher o que melhor se encaixar para a empresa.
Um trabalho de consultoria bem feito pode ajudar a empresa a, além de ter maior controle sobre suas contas, saber se e quando irá faltar dinheiro, analisar o desempenho de cada produto, reduzir os custos.
Exemplos e resultados possíveis
Em minhas experiências consegui reduzir o custo fixo de uma empresa em mais de R$90.000,00 ao ano.
Analisando os produtos, chegamos a conclusão que seria melhor cortar pela metade as linhas de produtos, que mesmo vendendo estavam deixando a empresa no vermelho.
Em outra situação, um planejamento financeiro de um ano ajudou o empresário a planejar suas metas de venda para ter o lucro desejado.
Esses são alguns breves exemplos do que uma consultoria financeira pode fazer pela sua empresa.
Ah, está preocupado em relação a seus dados financeiros? Não precisa! Um termo de confidencialidade garante seu sigilo.
Vamos marcar uma conversa?